"MEDITAR É UMA FORMA DE COMBATER OS TERRÍVEIS PADRÕES PROFISSIONAIS DO MUNDO MODERNO"
MARCELO MORÁBITO - CO-CRIADOR DO SANTO YOGA
Nestes tempos modernos, a meditação deixou o alto das montanhas e os estúdios com cheiro de incenso, para desbravar as salas acarpetadas das empresas. Mead Johnson Nutrition, Parmalat, Natura, Facebook e Google já entraram na onda oferecendo aos seus colaboradores programas de meditação, palestras de autoconhecimento e até espaços próprios para meditar e praticar yoga.
A meditação em empresas ensina o colaborador a conectar-se com si mesmo e com o momento presente, assim, empresas que visam a qualidade total e investem na saúde e bem estar dos seus colaboradores, sabem o quanto estes novos programas trazem de benefícios. Muitos CEO’s passaram a entender que se seu colaborador medita, ele ganha mais aptidão mental e emocional e com isso, todos os aspectos da sua vida melhoram, incluindo saúde, felicidade e produtividade. E para as empresas, obviamente, é uma questão de sobrevivência ter colaboradores saudáveis, felizes e produtivos.
Meditar é como abrir uma brecha entre a emoção e o instante da ação, criando um espaço no vazio e evitando a reação impulsiva na hora de tomar decisões importantes. Isso porque, além de relaxar, a atividade é capaz de modificar estruturas e funções cerebrais.
E está comprovado cientificamente que não podemos resumir a meditação nas empresas somente a ganhos de produtividade. Seus efeitos extrapolam as baias das empresas e atingem a vida pessoal e a saúde de quem a pratica. E assim como as pesquisas científicas, acreditamos que meditar faz bem, mas a decisão deve ser individual, sem pressão da sociedade ou do chefe.
NA PRÁTICA
Quando o colaborador presta atenção no que faz, consegue ir fundo na tarefa e realizá-la com mais eficiência. A meditação evita que o colaborador trabalhe de maneira mecânica e ajuda-o a perceber as mudanças e a desenvolver novas ideias para lidar com elas, acalma a mente, deixando-a alerta e relaxada, cria condições para o pensamento criativo e também está diretamente relacionada com a capacidade de ouvir os outros e melhorar os relacionamentos sociais. Portanto, como conseqüência, quando o colaborador medita, causa menos atritos com seus colegas de trabalho e com todos ao seu redor. Por isso, nos tempos de hoje, isso é uma vantagem tanto pessoal quanto profissional.
MEDITAÇÃO – funcionários da empresa Mead Johnson Nutrition, em São Paulo, meditam durante o expediente. A prática melhorou o ambiente e a produtividade (Foto: Rogério Cassimiro/ÉPOCA)
O PROCESSO E A TÉCNICA
Visando atingir melhores resultados, utilizamos e adaptamos técnicas milenares orientais, em toda sua ampla gama de modalidades, num exercício mental e respiratório atraente para qualquer ocidental, até os mais céticos, visando manter o foco e afiar as habilidades de raciocínio de seus colaboradores através da não-reatividade.
Criamos nas empresas, um momento de parar para respirar e recarregar as baterias através de um programa que visa a busca da saúde integral, gerenciamento do stress e motivação no ambiente de trabalho e fora dele.
A prática envolve, técnicas de concentração, exercícios respiratórios e relaxamento. O ideal é fazer duas sessões de 20 minutos cada, preferencialmente antes da pausa para o almoço, com o estômago vazio e antes de encerrar o expediente. Não é preciso estar em um lugar silencioso, nem sentar-se no chão. Com o tempo e prática, até o caminho para o banheiro pode se tornar uma boa oportunidade para meditar.
OS BENEFÍCIOS E RESULTADOS
Após uma sessão de meditação, os colaboradores ficam mais centrados no trabalho, menos ansiosos, relaxados e passam a trabalhar com mais vontade e entusiasmo. O resultado é a melhora no relacionamento entre os departamentos, um maior esforço dos profissionais para solucionar problemas, menos ansiedade, mais concentração, capacidade de lidar com o estresse e com a competitividade, há menos desentendimentos, mais opções e mais criatividade. A meditação também ajuda a recuperar o verdadeiro significado do trabalho – a felicidade de servir o outro. É uma forma de autoconhecimento, e como conseqüência, ganho de produtividade para a empresa.
Ao meditar, os colaboradores permanecem focados no momento presente e não se identificam com as emoções, criando um estado de paz interior e raciocínio rápido.
PORQUE MEDITAR NO HORÁRIO DO EXPEDIENTE?
:: AUMENTA O GRAU DE ATENÇÃO EM CADA TAREFA
:: MELHORA A COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS DA EQUIPE
:: PERMITE QUE CADA AÇÃO SEJA PLANEJADA COM CALMA
:: AJUDA A DESENVOLVER A CONFIANÇA PARA DEFENDER AS IDEIAS
:: TRAZ MAIS EQUILIBRIO, EVITANDO REAÇÕES EXTREMADAS
:: PROPICIA A AUTOCORREÇÃO DIÁRIA, AJUDANDO A REVER ERROS E ACERTOS
:: TRAZ MAIS CLAREZA PARA EXPOR AS IDEIAS
:: TORNA OS LÍDERES MAIS ATENTOS À EQUIPE
AGORA, SABENDO DE TUDO ISTO, CONVIDAMOS VOCÊ PARA CONHECER, POR COMPLETO, NOSSO PROGRAMA DE MEDITAÇÃO EM EMPRESAS E SEUS BENEFÍCIOS.
Envie um e-mail para contato@santoyoga.com.br e agende uma reunião com nosso
Setor de Captação e Boas Vindas para novos clientes.
Será um prazer servir e compartilhar do nosso trabalho com a sua empresa.