"MEDITAR É UMA FORMA DE COMBATER OS TERRÍVEIS PADRÕES PROFISSIONAIS DO MUNDO MODERNO"

MARCELO MORÁBITO - CO-CRIADOR DO SANTO YOGA

Nestes tempos modernos, a meditação deixou o alto das montanhas e os estúdios com cheiro de incenso, para desbravar as salas acarpetadas das empresas. Mead Johnson Nutrition, Parmalat, Natura, Facebook e Google já entraram na onda oferecendo aos seus colaboradores programas de meditação, palestras de autoconhecimento e até espaços próprios para meditar e praticar yoga.

 

A meditação em empresas ensina o colaborador a conectar-se com si mesmo e com o momento presente, assim, empresas que visam a qualidade total e investem na saúde e bem estar dos seus colaboradores, sabem o quanto estes novos programas trazem de benefícios. Muitos CEO’s passaram a entender que se seu colaborador medita, ele ganha mais aptidão mental e emocional e com isso, todos os aspectos da sua vida melhoram, incluindo saúde, felicidade e produtividade. E para as empresas, obviamente, é uma questão de sobrevivência ter colaboradores saudáveis, felizes e produtivos.

 

Meditar é como abrir uma brecha entre a emoção e o instante da ação, criando um espaço no vazio e evitando a reação impulsiva na hora de tomar decisões importantes. Isso porque, além de relaxar, a atividade é capaz de modificar estruturas e funções cerebrais.

 

E está comprovado cientificamente que não podemos resumir a meditação nas empresas somente a ganhos de produtividade. Seus efeitos extrapolam as baias das empresas e atingem a vida pessoal e a saúde de quem a pratica. E assim como as pesquisas científicas, acreditamos que meditar faz bem, mas a decisão deve ser individual, sem pressão da sociedade ou do chefe.

 

 NA PRÁTICA 

Quando o colaborador presta atenção no que faz, consegue ir fundo na tarefa e realizá-la com mais eficiência. A meditação evita que o colaborador trabalhe de maneira mecânica e ajuda-o a perceber as mudanças e a desenvolver novas ideias para lidar com elas, acalma a mente, deixando-a alerta e relaxada, cria condições para o pensamento criativo e também está diretamente relacionada com a capacidade de ouvir os outros e melhorar os relacionamentos sociais. Portanto, como conseqüência, quando o colaborador medita, causa menos atritos com seus colegas de trabalho e com todos ao seu redor.  Por isso, nos tempos de hoje, isso é uma vantagem tanto pessoal quanto profissional.

MEDITAÇÃO – funcionários da empresa Mead Johnson Nutrition, em São Paulo, meditam durante o expediente. A prática melhorou o ambiente e a produtividade (Foto: Rogério Cassimiro/ÉPOCA)

 O PROCESSO E A TÉCNICA 

Visando atingir melhores resultados, utilizamos e adaptamos técnicas milenares orientais, em toda sua ampla gama de modalidades, num exercício mental e respiratório atraente para qualquer ocidental, até os mais céticos, visando manter o foco e afiar as habilidades de raciocínio de seus colaboradores através da não-reatividade.

Criamos nas empresas, um momento de parar para respirar e recarregar as baterias através de um programa que visa a busca da saúde integral, gerenciamento do stress e motivação no ambiente de trabalho e fora dele. 

A prática envolve, técnicas de concentração, exercícios respiratórios e relaxamento. O ideal é fazer duas sessões de 20 minutos cada, preferencialmente antes da pausa para o almoço, com o estômago vazio e antes de encerrar o expediente. Não é preciso estar em um lugar silencioso, nem sentar-se no chão. Com o tempo e prática, até o caminho para o banheiro pode se tornar uma boa oportunidade para meditar.

 

 OS BENEFÍCIOS E RESULTADOS 

Após uma sessão de meditação, os colaboradores ficam mais centrados no trabalho, menos ansiosos, relaxados e passam a trabalhar com mais vontade e entusiasmo. O resultado é a melhora no relacionamento entre os departamentos, um maior esforço dos profissionais para solucionar problemas, menos ansiedade, mais concentração, capacidade de lidar com o estresse e com a competitividade, há menos desentendimentos, mais opções e mais criatividade. A meditação também ajuda a recuperar o verdadeiro significado do trabalho – a felicidade de servir o outro. É uma forma de autoconhecimento, e como conseqüência, ganho de produtividade para a empresa.

 

Ao meditar, os colaboradores permanecem focados no momento presente e não se identificam com as emoções, criando um estado de paz interior e raciocínio rápido.

PORQUE MEDITAR NO HORÁRIO DO EXPEDIENTE?

:: AUMENTA O GRAU DE ATENÇÃO EM CADA TAREFA

:: MELHORA A COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS DA EQUIPE

:: PERMITE QUE CADA AÇÃO SEJA PLANEJADA COM CALMA

:: AJUDA A DESENVOLVER A CONFIANÇA PARA DEFENDER AS IDEIAS

:: TRAZ MAIS EQUILIBRIO, EVITANDO REAÇÕES EXTREMADAS

:: PROPICIA A AUTOCORREÇÃO DIÁRIA, AJUDANDO A REVER ERROS E ACERTOS

:: TRAZ MAIS CLAREZA PARA EXPOR AS IDEIAS

:: TORNA OS LÍDERES MAIS ATENTOS À EQUIPE

AGORA, SABENDO DE TUDO ISTO, CONVIDAMOS VOCÊ PARA CONHECER, POR COMPLETO, NOSSO PROGRAMA DE MEDITAÇÃO EM EMPRESAS E SEUS BENEFÍCIOS.

Envie um e-mail para contato@santoyoga.com.br e agende uma reunião com nosso

Setor de Captação e Boas Vindas para novos clientes.

Será um prazer servir e compartilhar do nosso trabalho com a sua empresa.

"Seja a mudança que você deseja ver no mundo"

MAHATMA GANDHI

QUE DEUS DESPERTE, QUE DEUS DESPERTE EM MIM, QUE DEUS DESPERTE EM TODOS OS LUGARES

PRABHU AP JAGO   |   PARAMATMA JAGO   |   MERE SARVE JAGO   |   SARVATRA JAGO

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Acompanhe a gente!

Rua Clay Presgrave do Amaral, 14 - Gonzaga - Santos/SP

contato@santoyoga.com.br

13 99660-6980

® Marca Registrada - © Copyright 2012 - 2019 Santo Yoga

Todos os direitos reservados - Om Namah Shivaya

Desenvolvido com muito       em Santos